lundi 13 octobre 2008

My precious

Meu PC pifou! Em plena sexta-feira à noite ele travou (o que não é nenhuma novidade em se tratando de Windows) e não iniciou mais. Tentei de tudo: abrir a partir da última configuração salva, em modo de segurança; fiz massagem cardíaca(sic), nada resolvia o problema. Não eram nem 11 horas da noite quando o infortúnio aconteceu. E eu, sozinha em casa, sem os aparatos necessários para um socorro apropriado, tive que me conformar com o estado de coma que ele, então, adquirira.
Foi deveras triste. Confesso que dormi no sofá. Não consegui ficar no quarto. Olhar para o computador, ali, parado, sem sinais de recuperação, era demais para mim.
Acordei, no sábado, desmotivada e reclamando com as paredes. Só quem já passou por desventura semelhante sabe o que (de verdade) significa isso.
Meu PC pifou e cortou meu contato com o mundo. Como iria me informar sobre o que ocorria no planeta, comunicar-me com amigos, colegas, conhecidos? Onde poderia rever vídeos do Youtube? Quem poderia me salvar (o Chapolin Colorado sabe arrumar computador?)? Por que parar agora? Quando o teria de volta, são e salvo, em minhas mãos? Um lead a responder!
Meu PC pifou e eu tinha uma porção de trabalhos a fazer: coisas por digitar, pesquisas para entregar, compromissos a combinar... Meu PC pifou e descobri que inexistem aparelhos de som em minha casa (só o rádio funciona no último remanescente). Meu PC pifou em um final de semana chuvoso, véspera do dia das crianças e com uma péssima programação na tevê. Meu PC pifou...
Desanimada, joguei-me no sofá e ali fiquei. Controle em punho, mudando de canal a procura de qualquer coisa que me fizesse esquecer (um pouco) aquilo.
Tan-tan, tan-tan-tan-tan, tan-tan-tan-tan, tan-tan-tan-tan, tananannn, tananannn, tananannn, tanan! Trilha de missão impossível é pouco para expressar o quão difícil isso seria. Pois, no Multishow, Carrie Bradshaw passava pelo mesmo drama.
Nos não fizemos backup (eu salvo algumas coisas, mas não tudo), nos não acreditamos que aquilo estivesse acontecendo com a gente, não agora, não assim. Todavia, ainda que eu não simpatize muito com Sex and the City, Carrie (Sarah Jessica Parker) é CARRIE. Ela não tinha um simples PC, tinha um Mac (Macintosh). Ela não estava sozinha em casa, estava com Aidan Shaw (John Corbett).

Parêntese aberto para falar de Aidan Shaw: o cara é o genro que qualquer mãe gostaria de ter. Amoroso, atencioso, carinhoso, gostoso, fofo, integro, respeitador, muuuuito paciente, lindo e todos os bons adjetivos possíveis que você possa encontrar, encaixam-se a personalidade do moço.
Eu não quero casar, mas eu casava com ele (se ele não fosse uma utopia ambulante). Parêntese fechado.

Na série, não era final de semana e ela pôde levar ao conserto o seu precioso notebook. E, mesmo que fosse, ela mora em New York (New York!) a cidade que não pára. Além disso, o ma-ra-vi-lho-so Aidan, vendo o desespero da moça, comprou um novo Mac pra ela, todo fofinho, achando que a deixaria feliz. Ledo engano, a pessoa surtou, brigou com ele dizendo que ela queria o Mac DELA, não um novo, etc e tal (pior que não posso criticá-la por isso. Também tenho problemas em aceitar presentes, favores e assemelhados). Como sempre, Aidan foi um gentleman e compreendeu a sua dor, pedindo, apenas, que deixasse que ele também tivesse importância em sua vida.
Já no mundo real, em Porto Alegre, eu tive que contar com a ajuda de minha querida amiga Lu e seu PC salvador. Aliás, devo a ela, também, o renascimento, das cinzas, do meu querido-salve-salve HDzinho, em um episódio de “além da imaginação”. Afinal, foi quando iria lhe mostrar a tela bizarra e colorida que aparecia sempre que eu tentava ligar a máquina, que pensei: só falta agora ele funcionar direitinho, só para contrariar!
Em seguida ocorreu-me um insight: se isso acontecesse, de verdade, seria a minha salvação. Então, lá estava eu... repetindo duas vezes a bendita frase, para que meu desejo se realizasse. Sim, milagres acontecem (basta repetir duas vezes o seu desejo). Minha fênix abriu os olhinhos e vôo lépida e fagueira pelo quarto, iluminando novamente meu mundinho, trazendo novos sons a minha vida e um happy end para um sábado a noite, no qual, tudo pode mudar.

Ilustração: Moidsch.

8 commentaires:

Anonyme a dit…

"Também tenho problemas em aceitar presentes, favores e assemelhados..."
isso é pela mania de achar que atrapalha
tsctsctstc...
mas passar o final-de-semana trocando de canal é cruel mesmo!

Marcia Barbieri a dit…

Como sempre a crônica está ótima,embora seja apavorante imaginar um PC pifado. Mas,aconteceu algo,diria,semelhante,minha máquina de lavar foi roubada,justamente ela,que foi,por muito tempo meu sonho de consumo,sei que parece coisa de Amélia e talvez seja,mas só minhas roupas amontoadas pelos cantos sabe o que isso significa.

beijos ternos

lu castilhos a dit…

:D meu pczinho, mesmo comendo as letras quando queremos digitar o Z, estará sempre a tua disposição!
O sábado foi ótimo, a companhia excelente e o happy end também me encheu de alegria.
Temos que repetir a dose, muitas vezes mais. Com pc's comportados e tudo que temos direito.
Beijo grande!!

Anonyme a dit…

Sim, sou chato o bastante para sumir e, quando aparece de volta, reclamar da palavra "inicializar".

Usa "iniciar", pô!!!

Bom, eu vou tentar retomar meu blógui. Graças à fodona peça do Paulo F, aliás!!!

Ingrid Guerra a dit…

Márcia, querida, como foi que roubaram sua lavadoura? Que triste isso! Te fiz uma visita, mas prometo voltar lá, pra comentar depois. Beijos.

Hahaha... cê tá mais do que certo, Fábio. Pode reclamar, eu deixo. Eu nem me liguei nisso, nem existe inicializar, né? E ainda que exista, a palavra é mesmo horrível. Mas... tá mudado. Grande abraço, fico feliz com o retorno. Vou lá conferir.

pianistaboxeador21 a dit…

Já percebi que até uma tragédia como um PC quebrado torna-se uma ótima crônica em suas mãos.

Parabéns

pianistaboxeador21 a dit…

Só passei pra dar um alõ. Pq hoje estava com tempo.

Abraço.

José Elesbán a dit…

Não que seja importante, mas eu uso Linux. Não é infalível, mas é bem mais estável que Windows...