dimanche 16 novembre 2008

SAUDADE

Saudade é um sentimento estranho, concorda? As razões para sua manifestação são variadas: pode ser referente a uma pessoa, um objeto, alguma época ou prática; da mesma forma que há diferenças imensas no modo como cada indivíduo a percebe. Eu, por exemplo, tenho um jeito bastante peculiar de reconhecê-la. Só descubro que sinto falta de alguém quando a pessoa está perto de mim. Quando me afasto, me acostumo com a ausência.
Não lembro da última vez em que vi meu pai. Foi há mais de um ano, com certeza. Também não nos falamos por telefone. Liguei no dia dos pais, mas a ligação não pôde ser completada (estranho!). Antes disto, não recordo de outra tentativa neste ano (nem dele, nem minha). O que não significa, absolutamente, que deixamos de amar um ao outro. Apenas que a distância nos fez perder o contato, temos pouco o que falar, e nos basta saber que está tudo bem. Apenas quando o vejo, constato que senti falta dele.
Quando meu irmão e irmã saíram de casa (para morar em outra cidade, casar etc), aconteceu a mesma coisa. Hoje, com todos morando na mesma urbe, o convívio foi refeito e, por conseqüência, tenho uma necessidade maior de conversar com eles. E assim é sempre.
Às vezes me pego lamentando pelo que não fiz no passado e a carência, dos dias em que estava muito longe de me tornar uma balzaquiana, aperta meu coração. Contudo, sem sombra de dúvida, o que mais me deixa saudosa são as coisas que renuncio. Abandonar meu blog sempre me entristece muito. É como se uma parte de mim entrasse em coma. Pode até parecer exagero, mas é real.
Por mais que minha consciência tenha noção de que voltar depende apenas de mim, a tarefa não é tão simples. Quando começo a viver coisas novas no mundo real, acabo me distanciando do (meu) universo (particular) virtual. É inevitável. Até tento escrever crônicas e, por vezes, tenho muitas idéias para elas, porém, meu subconsciente me bloqueia. Começo diversos textos sem acabar nenhum, por achá-los ruins ou reveladores demais.
De fato, falo muito. E sempre dou aos assuntos um enfoque pessoal. O problema disso é que quando terceiros (conhecidos) têm acesso a esse conteúdo, nunca se saber se a interpretação por você desejada será a mesma por eles assimilada. Assim, corre-se um grande risco de incomodar alguém.
Sem contar que tenho crises por achar que a futilidade chegou em mim e parou. Pois, nunca escrevo a respeito de coisas importantes para a humanidade ou assuntos politicamente discutíveis. Na verdade, apenas acredito que alguns temas não valem a pena se debater ou que não tenho muito a acrescentar. Então, antes de falar bobagem, prefiro me calar. Todavia, nada disso elimina minha culpa ou mesmo minha saudade. Espero voltar em breve!

Ilustração: Bebel Callage

6 commentaires:

_monga a dit…

se tem uma coisa que eu aprendi ao longo desses anos como blogueiro, é 'fodam-se os outros'.
falar bobagem é o canal.
mas voltando ao motivo original do meu comentário, finalmente tu atualizoooooou!
parabéns!!
estamos sempre aí na camufla!
ehsuea.
Beijo grande de melancia artificial sabor hortelã.

Lidiana de Moraes a dit…

Ohhh, mais uma coisa em que somos gêmeas... eu tenho o costume de me habituar com a saudade...
O problema é qd me aproximod essas pessoas, não precisa nem ser pessoalmente, dai parece que meu coração chega a doer de saudade. Por isso que dificilmente tenho usado o MSN por exemplo. Dói, sabe?!
Mas a ausencia não significa que a gente sente menos saudade, né?!
Por isso sinto tanta saudade maninha!
beijos

Marcia Barbieri a dit…

Sinto saudade de tanta coisa que não fiz,por falta de tempo ou de método. Sempre uma bela crônica.

Beijos sempre ternos

Heitor Cardoso a dit…

Sem querer abri meu blog antigo (Instantaneoagora.) e vi um comentario teu. Lembrei de vir visitar :]

Pelo visto abandonaste o DIZem Bucha né?
E o Zaratustra, conseguiu ler? ^^
Se quiser uma indicaçao, procura 'Os Premios' de Julio Cortazar, é muuuito bom.

A saudade é uma das poucas certezas e verdades da vida.


A la joie
A la beauté des rêves
A la mélancolie
A l'espoir qui nous tient
A la santé du feu
Et de la flamme
À ton étoile

*(tá enferrujado moi françois ;D )

Ricardo Soares a dit…

às vezes as pessoas pensam coisas muito semelhantes... meu post "ilusões perdidas" tem tudo a ver com esse...kiss

José Elesbán a dit…

Huummm... Será que é por isso que a mais recente atualização deste blog é de dezembro de 2008?
De qualquer maneira, é satisfatório saber que o processo criativo continua, e que algumas coisas não são publicadas só pelos escrúpulos da autora.