jeudi 27 mars 2008

Lacuna


Pediram-me para preencher os pontinhos: “Ser jornalista é ...”. Pus-me, então, a pensar:

Ser jornalista pode significar muita coisa, porém, nada tão especial quanto se possa supor, caso se deixe levar pela ilusão de quarto poder ou dos super-heróis. Embora, seja indiscutível, que ultrapasse a questão da posse do diploma de um curso de comunicação.
É ter uma curiosidade extra e certa necessidade de expressão, vontade de mostrar o “mundo” aos outros, ser lido/ouvido/visto e entendido e achar que isso vale mais do que dinheiro no bolso.
Gay Talese, um dos grandes nomes do (novo) jornalismo americano dizia que: em sua maioria, os jornalistas são incansáveis voyeurs que vêem os defeitos do mundo, as imperfeições das pessoas e dos lugares. Uma cena sadia, que compõe boa parte da vida, ou a parte do planeta sem marcas de loucura não os atraem da mesma forma que tumultos e invasões. (...) A tristeza é o jogo, o espetáculo, sua paixão, a normalidade, sua nêmese”. Ainda assim, creio que é possível achar na normalidade algo além de um adversário. Aliás, é o que o próprio Talese nos mostra em seus livros. Então, diria que, ser jornalista é encontrar particularidades em algo comum e sentir prazer ao apresentá-las ao mundo.

No entanto, conversando com um amigo e revoltada com minha falta de objetividade (antes uma de minhas melhores características), tive um insight:

Ser jornalista é ser um eterno insatisfeito.

E assim, embora tenha enviado o e-mail apenas com a primeira resposta, posto aqui ambas, para que meus quase 5 leitores possam decidir qual acham melhor.

Ilustração: Bebel Callage

4 commentaires:

Unknown a dit…

É uma questão sobre qual poderíamos estar a discutir durante anos... Acho que cada jornalista terá uma definição diferente sobre o que é ser jornalista. O modo de exercer/estar na profissão já são "outros quinhentos".

Gabriel Garcia Marquez diz que é a melhor profissão do mundo...

Para mim, ser jornalista é ser um eterno insatisfeito, é retirar prazer em contar o mundo aos outros.. é querer viver uma história todos os dias, etc, etc, etc...

Não te preocupes com a tua falta de objectividade. Na hora certa saberás dar a resposta certa... Antes de seres jornalista, és uma pessoa. Nunca conseguirás ser 100% objectividade... não há volta a dar :)

Beijos

Liciane Brun a dit…

Eu poderia ser a sexta leitora? Hehehe. Gostei de ambas as definições. Talvez a do eterno insatisfeito seja mais... "real"?
Ingrid, vou adicionar o teu endereço aos favoritos do meu blog, tá? Beijos, Lici

Ingrid Guerra a dit…

Claro que sim, Lici! Será um prazer ganhar mais uma leitora para os meus arquivos. Valeu pelo comentário e adesão. Volte sempre. Bjs.

yanZito a dit…

Ficou bem bacana o lay e a imagem no topo!

abraços!
se cuida!