samedi 21 juin 2008

História em Lego

As pequenas e coloridas peças que se encaixam permitindo inúmeras combinações e seus bonequinhos típicos faziam o maior sucesso quando nasci, em 1982. Todavia, a criação do dinamarquês Ole Kirk Christiansen é bem mais antiga, data de 1930, quando surgiram em uma pequena empresa familiar. Somente em meados da década de 1950 o sistema Lego passou a ser fabricado em escala industrial em plástico injetado.
Hoje é tratado como mais um dos ícones da cultura pop. Cultuado por quem já abandonou a infância há um bom tempo, viraram fonte de inspiração para os mais estranhos inventos, como a recriação de algumas fotografias que marcaram a nossa história, reproduzidas pelo britânico Mike Stimpson.

A foto de Joe Rosenthal, feita em 1945, com os soldados erguendo a bandeira em Iwo Jima foi uma das mais publicadas da história da fotografia.

O imortal conceito de “Momento Decisivo” de Henri Cartier Bresson: Behind the Gare Saint-Lazare, 1932.

E o Lunch Atop a Skyscrapper (Almoço no topo de um arranha-céu), de Charles Ebbets, feita em 1932, durante a construção do Rockefeller Center.

Também não poderia faltar Alfred Eisenstaedt e sua famosa foto do marinheiro beijando uma enfermeira no Dia da Vitória, na Times Square, em 1945, que marcou o fim da Segunda Guerra.

Nem os protestos na Praça da Paz Celestial, em 1989, fotografado por Jeff Widener.

Ou o austronauta Buzz Aldrin na superfície de Lua, em 1969, tirada pelo também austronauta Neil Armstrong. Você pode ainda acessar o Flickr do fotográfo e se divertir com o universo Jedi e outras fotos muito bacanas. Aproveite!

3 commentaires:

yanZito a dit…

Mesmo não querendo eu venho aqui comentar, ok???

rssssssssssssss

sobre o Lego......algumas cenas recriadas ficaram bastante realistas, não é? Mt interessante...Da vontade de ter tudo e colocar numa prateleira e levar os amiguinhos em casa, fazer inveja e falar: "eu tenho, vc nao tem"

rsssssssss

bjos minha deusa Gaucha [:P]

lu castilhos a dit…

Amei as fotos. Muito genial este lance do Lego.

Teu blog tá tão clean, com coisas bem escritas e interessantes... Minha vez de ficar com inveja hehehe.

E este livro que tu tá lendo aí deve ser muuuito interessante. Ao menos, bem mais dos que os tais "estudos lingüísticos" que tenho que ler... Blé...


Beijocas!!

Anonyme a dit…

Que show essas fotos! Ficaram tão verossímeis! ^^